Bahia participa de reunião de Fórum Nacional de Cultura em São Paulo

0 comentários

Publicação: 31/08/12 | 10H08 - Última Atualização: 31/08/12 | 10H08
Depois de promover o ‘Fórum de Pensamento Crítico – Cidades & Patrimônio’ último dia 17, em Salvador, a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) participa do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura que acontece hoje (30) e amanhã (31) em São Paulo, na sede da secretaria de Cultura desse estado, localizada no bairro da Luz, capital paulista. Participam o secretário de Cultura, Albino Rubim, e o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) – autarquia da Secult –, Frederico Mendonça, que se reunirão com gestores de todo o país.
Dentre os palestrantes, os secretários do Ministério da Cultura (MinC), Cláudia Leitão (Economia Criativa), Henilton Parente (Fomento e Incentivo à Cultura) e Lucília Garcez (Livro e da Leitura). Eles falarão sobre a Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet) e o Fundo de Nacional de Cultura. Ainda na pauta o Projeto de Lei nº 6722/2010, que institui o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (ProCultura), que aguarda aprovação da Comissão de Tributação e Finanças da Câmara de Deputados. A apresentação será feita pelo relator do Programa, o deputado federal (PT-PE) Pedro Eugênio.
Defesa do Patrimônio Cultural
O secretário baiano Albino Rubim fará palestra sobre o Programa de Cooperação e Intercâmbio Culturais entre Estados Brasileiros, e o secretário de Cultura de São Paulo, Marcelo Mattos, sobre a Medida Provisória 563/2012 que garante deduções no Imposto de Renda das empresas tributadas (de forma concorrente à Lei 8.313/91 – Lei Rouanet) para doações e patrocínios.
Durante o evento, o presidente do Fórum Nacional de Defesa do Patrimônio, Fernando Cabral, falará sobre a ‘Carta de Recife’, feita por dirigentes de órgãos de patrimônio de todo o país em abril deste ano (2012) durante reunião em Pernambuco. O documento recomenda melhorias para a gestão dos patrimônios culturais e foi assinado por 13 órgãos estaduais e do Distrito Federal. “Destacamos a necessidade de consolidar o Sistema Nacional de Patrimônio e o Cadastro de Bens Protegidos Desaparecidos”, aponta o diretor do IPAC. Financiamentos de agências de fomento, leis para orçamentos dos Estados com percentuais para a salvaguarda e taxa para preservação dos patrimônios são outros itens.
Política Pública
Desde 2007 o IPAC faz articulações nacionais – órgãos federais e estaduais – e locais – prefeituras baianas – com objetivo de implantar uma política pública efetiva de proteção aos bens culturais da Bahia. “Conseguimos melhorar os serviços e agilizar tombamentos e registros”, explica Frederico Mendonça. De 2007 a 2012 foram tombados mais 29 imóveis, três núcleos urbanos – centros históricos de Caetité, Cipó e Wagner, além dos prédios e acervos do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o acervo do músico Walter Smetak. Ao ser tombado, um imóvel passa a ter prioridade nas linhas de financiamento municipais, estaduais, federais e até internacionais.
O IPAC inovou ainda ao iniciar a proteção das arquiteturas modernistas e art déco que nunca haviam sido tombadas pelo Estado, como o Hospital Aristides Maltez (Brotas), edifícios Oceania (Barra), Dourado (Graça), Caramuru (Comércio), A Tarde, Sulacap e Cine-teatro Jandaia (Centro Histórico de Salvador). Foram registrados como bens imateriais a Festa da Boa Morte (Cachoeira), o Carnaval de Maragojipe, o Ofício do Vaqueiro, a Festa de Santa Bárbara e o Desfile dos Afoxés (Salvador).
Obras de Restauração
Neste ano (2012), o IPAC finalizou ainda o programa federal Monumenta do MinC restaurando nas cidades de Cachoeira e Lençóis cerca de 80 monumentos, imóveis, praças e avenidas, totalizando mais de R$ 36 milhões investidos nas duas cidades baianas. Via Prodetur, do Ministério do Turismo, o IPAC finalizou a restauração de cinco monumentos em Salvador com investimento de cerca de R$ 20 milhões no Palácio Rio Branco, Casa das Sete Mortes, igrejas do Boqueirão Pilar e do Rosário dos Pretos. O IPAC também iniciou a requalificação de largos no Pelourinho e lançou o projeto Palco Articulado, além da iluminação cênica de cinco monumentos tombados no Terreiro de Jesus.

Mostra MPB no Cinema

0 comentários


Todas as terças feiras do mês de setembro, nos Espaços Culturais da Secult/BA da capital e interior, será exibida a Mostra MPB no Cinema. Com entrada gratuita e exibições às 10, 15 e 19h, a mostra traz documentários sobre personalidades da música nacional brasileira, como a cantora Clementina de Jesus e o sambista Riachão.
A abertura, no dia 04, fica por conta do documentário Clementina de Jesus – Rainha Quelé, do diretor Werinton Kermes. A obra evidencia a trajetória da cantora Clementina de Jesus, mulher negra, dona de casa e empregada doméstica, que saiu de uma comunidade periférica na cidade de Valença, no estado do Rio de Janeiro, para dividir os palcos com artistas consagrados, como Paulinho da Viola, Pixinguinha e João Bosco. Ainda no filme, são destaques os depoimentos de Martinho da Vila, Lecy Brandão e Cristina Buarque de Holanda.
Já no dia 11, serão exibidos Povo Marcado e João Do Vale – Muita Gente Desconhece. Em Povo Marcado é registrada a experiência da produção de um programa de rádio pioneiro desenvolvido por detentos da Cadeia Pública Feminina da cidade de Votorantim, São Paulo. Tem a direção dos jornalistas Werinton Kermes e Luciana Lopez, e já foi exibido em cerca de 30 festivais e cinco países. Já em João Do Vale é narrada a história de João do Vale, compositor que fez parceira com grandes intérpretes da música brasileira, mas ainda é pouco reconhecido pela cultura popular.
Dando continuidade à mostra, Noitada do Samba – Foco de Resistência, filme de Cély Leal, será exibido no dia 18. Através de emocionados e bem humorados depoimentos de músicos, jornalistas, cantores e intelectuais, a história da Noitada no Samba é contada. O evento, que se iniciou na década de 70, em plena ditadura militar, representou um foco de resistência da música popular brasileira, e ao longo de 13 anos levou compositores e intérpretes oriundos de morros e periferias cariocas a se apresentarem na zona sul com regularidade.
Fechando a programação, no dia 25, será exibido o documentário Samba Riachão. Dirigido por Jorge Alfredo, traz depoimentos de artistas como Dorival Caymmi, Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Armandinho, Carlinhos Brown, Bule Bule e Daniela Mercury. O filme apresenta um relato histórico da MPB através das histórias de Riachão, cronista musical soteropolitano que vivenciou as diversas transformações da música popular brasileira e dos meios de comunicação no decorrer do século XX.

Representações culturais estrangeiras e Governo da Bahia debatem diplomacia cultural

0 comentários


A diplomacia cultural, o papel das representações culturais estrangeiras em Salvador e as perspectivas de cooperação com o Estado da Bahia serão os assuntos debatidos durante o simpósio internacional “A Bahia e as suas representações Culturais Estrangeiras: Políticas de Cultura entre o Global e o Local”, realizado com entrada franca nos dias 04 de setembro no Goethe-Institut (ICBA) e no dia 05 de setembro no Instituto Cervantes de Salvador, a partir das 9h da manhã.
As relações diplomáticas no campo da cultura é parte importante da política externa de qualquer país e vem sendo usada na tentativa de fazer valer os interesses no exterior. O primeiro dia do evento a ser realizado no Goethe-Institut Salvador, será dedicado ao debate da função dessa diplomacia, discutindo se o verdadeiro estímulo para esse “investimento” dos países é tão somente proporcionar o intercâmbio cultural enriquecedor, ou servem como disfarce para que países atuantes alcancem seus interesses na política real?
O diretor do Instituto Cervantes de Salvador, Anastásio Sánchez, participa como comentarista na última mesa redonda, no dia 05/09, onde o Secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, palestra juntamente com o diretor Cultural do Cervantes, Alberto Tuá e a assessora de Relações Internacionais da UFBA, Ana Rosa Ramos. Neste mesmo dia participam também como comentaristas, o diretor do Goethe-Institut/ICBA, Ulrich Gmunder e o diretor artístico do Instituto de Cultura Brasil Itália Europa, Pietro Gallina.
O evento é realizado em parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Faculdade de Comunicação da UFBA, Instituto Cervantes, ICBIE, Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA.
Programação:

Terça feira, 4 de setembro:
Conferências sobre diplomacia cultural: realidades, expectativas e metas; análise das funções de representações culturais estrangeiras em plano mundial e sua relação com as políticas culturais nacionais.
Convidados:
- Gerd Ulrich Bauer, Universidade de Bayreuth (Alemanha)
- Alvaro Martinez-Cachero Laseca, Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil
14h – 17h
-Paulo Miguez, IHAC-UFBA
- Mônica Lessa, Relações Internacionais – UERJ
Coordenação: Adriano Sampaio, FACOM-UFBA
OBS: Lançamento da publicação “Goethe-Institut Salvador-Bahia/Instituto Cultural Brasil-Alemanha: Breve Introdução a Meio Século de Disseminação Cultural na Bahia”, TCC de Cláudia Hermínia Silva Cruz e Jeane Aguiar de Moura
Quarta-feira, 5 de setembro:
Mesa redonda sobre o papel das representações culturais estrangeiras em Salvador ao longo das últimas décadas e a situação atual nas diversas áreas culturais.
Convidados:
9h – 12h
- José Francisco Serafim, FACOM-UFBA
- Renato da Silveira, IHAC-UFBA
- Cristina Castro, Teatro Vila Velha
- Fátima Dias Costa, Presidente do Conselho da Aliança Franc.
14h – 17h
Palestras sobre as políticas culturais do Estado da Bahia e suas relações com as representações culturais estrangeiras no Estado; perspectivas de cooperação
- Albino Rubim, Secretário de Cultura da Bahia
- Ana Rosa Ramos, Assessora de Relações Internacionais-UFBA
- Alberto Tuá, coordenador de Cultura do Instituto Cervantes
- Ulrich Gmünder, diretor do Goethe-Institut/ICBA
- Pietro Gallina, diretor Artístico do ICBIE
Coordenação: Roberto Severino, Facom-UFBA

0 comentários


Depois de percorrer 16 capitais com scoutings para apresentar o Movimento HotSpot e inspirar os jovens talentos, o projeto entra agora na reta final das inscrições. O prazo foi prorrogado até dia 02 de setembro, para quem ainda não teve tempo aproveitar o fim de semana e não perder a chance de participar.
“Durante a última semana de eventos de scouting, recebemos muitos pedidos de parceiros, candidatos e interessados, para que as inscrições fossem prorrogadas” comenta Augusto Mariotti, integrante da organização do Movimento HotSpot. “Não podemos mudar muito o cronograma geral do projeto, mas vimos que seria bacana esticar de sexta até domingo para dar o fôlego do fim de semana para quem já está planejando aproveitar os últimos dias de inscrição”
Para participar basta fazer um perfil no portal, postar imagens de alguns trabalhos e fazer um vídeo caseiro de 1 minuto que mostre a linha criativa do candidato. O único pré-requisito é ser maior de 16 anos, ser brasileiro ou naturalizado. Feito isso, todo material fica disponível para receber comentários dos internautas e também a avaliação dos curadores do MHS. Os candidatos que se destacarem serão selecionados para mostrar seus trabalhos em festivais multiculturais e, posteriormente, para participar de uma imersão criativa no Rio de Janeiro e em São Paulo, que vai determinar os vencedores em cada uma das 11 categorias (arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ideia, ilustração, moda e música).
“Para quem ficou sabendo da oportunidade de última hora, vale lembrar que não é preciso criar ou propor um trabalho novo para efeito de inscrição. O Movimento HotSpot é um prêmio dedicado a revelar o talento, quem ganha é a pessoa, não o trabalho. Isso significa que, exceto na categoria ideia, onde é necessária a sugestão de um projeto inédito, em todas as demais categorias o inscrito deve mostrar parte do seu portifólio publicando cinco imagens (ou músicas) de trabalhos autorais.”
O MHS entregará prêmios em dinheiro para todas as categorias. “Isso é um incentivo para atrair os criativos, mas não o objetivo final”, comenta Paulo Borges, o idealizador do projeto. “O que pretendemos com este projeto é fomentar a inovação e a Economia Criativa no país, ajudando essa geração de criativos a apostarem em seu talento e na sua capacidade de gerar transformação e inovação em suas regiões e áreas de atuação”. O Movimento HotSpot é uma realização do IN-MOD, Instituto Nacional de Moda e Design, um dos grandes fomentadores da economia criativa e dos mais importantes eventos de moda e design da América Latina (SPFW, Fashion Rio e Design São Paulo). A Vale e a Riachuelo são os patrocinadores master do projeto, que conta ainda com a parceria do Sebrae Nacional e do Ministério da Cultura.

MAM-BA realiza Ciclo de conversa sobre a arte

0 comentários

A partir deste mês, pesquisadores, artistas, educadores são convidados a participar de conversas e workshops no Cinema do MAM-BA, tendo como tema provocador a obra de Jorge Amado.

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) inicia nesta sexta-feira (31) o Ciclo de debates sobre Artes, com a participação do mestre em artes visuais e professor da UFRB Dilson Midlej. A atividade compõe a ampla e diversificada programação educativa da mostra Jorge Amado e Universal, em cartaz até 14 de outubro no térreo do Casarão, Capela e Galeria 1do museu.
No Ciclo de conversa sobre arte, pesquisadores, artistas, educadores são convidados a participar de debates e workshops no Cinema do MAM-BA, tendo como tema provocador a obra de Jorge Amado, seus reflexos na atualidade e sua relação com outras linguagens artísticas. Dilson Midlej vai discorrer sobre as obras de artistas contemporâneos a Jorge Amado que pertencem ao acervo do MAM-BA.
O Ciclo faz parte do programa Inter.mediações realizado pelo Núcleo de Arte Educação do museu (NAE). Segundo a coordenadora do núcleo, Roseli Amado, o intuito da programação é pensar a obra sob os pontos de vista da criação artística e didático-pedagógicos. “Queremos convidar o público, para conosco, através dos romances, personagens e pensamentos de Jorge Amado, realizar exercícios poéticos de ressignificação destes locais, destas paisagens, destas falas”, afirma.
O MAM-BA realiza extensa programação educativa para a mostra Jorge Amado e Universal. Desenvolvidas pelo NAE, as atividades são oferecidas a diferentes públicos durante os três meses de exposição. Confira a programação completa emhttp://bahiamam.org/?p=5330.

Lua Azul

0 comentários


Quem olhar para o céu na noite desta sexta-feira (31) poderá ver um fenômeno que acontece apenas uma vez a cada dois ou três anos. A chamada Lua Azul é a segunda lua cheia em um mesmo mês.
De acordo com o físico do Observatório Astronômico do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), Jorge Honel, a diferença de 29,53 dias entre as luas cheias é ideal para o fenômeno ocorrer. O nome surgiu a partir do anuário astronômico americano do século 19, quando um astrônomo usou a expressão Blue Moon para designar a fase recorrente do astro. Na língua inglesa, a expressão “a cada Lua Azul” é utilizada para indicar eventos possivelmente raros. Diferentemente do que o nome indica, o fenômeno não apresenta um brilho mais intenso, não tem uma coloração azulada e não sofrerá nenhuma mudança de fato. Ela poderá ser vista de qualquer lugar do mundo e é uma lua cheia normal. A última vez que o fenômeno apareceu no céu foi no dia 31 de dezembro de 2009.

Festival de Documentários de Cachoeira-Ba

0 comentários

De 15 de agosto a 15 de setembro de 2012, cineastas podem inscrever seus documentários de curta, média e longa-metragem no III CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira, que acontecerá de 04 e 08 de dezembro de 2012 no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na cidade de Cachoeira – Bahia.

O Festival busca fomentar a cultura d
o documentário através da exibição de filmes, oficinas, debates e ciclo de conferências. Os interessados devem enviar vídeos produzidos a partir de 2011, em qualquer formato, incluindo vídeos feitos por câmeras em celulares e câmeras digitais, e em película 16 mm e 35 mm. A formulário de inscrição, regulamento e mais informações podem ser obtidas no sitewww.cachoeiradoc.com.br.

O Festival acontece na cidade histórica de Cachoeira desde 2010. Nas duas edições anteriores cerca de 4.500 pessoas assistiram um total de 85 filmes documentários (73 nacionais). Na Mostra Competitiva Nacional, ao todo, foram inscritos 356 filmes de todas as regiões do país. Entre os 43 selecionados, 13 eram médias ou longas-metragem e 30 curtas-metragem.



Registros Através do Meu Olhar na 43ª Regata Aratu Maragogipe

0 comentários






















43ª Regata Aratu Maragogipe 2012.

0 comentários









A Bahiatursa e o Trade Turístico esteve presente na 43ª Regata Aratu Maragogipe.

0 comentários

No Dique do Tororó: Olodum celebra revolta dos Búzios em apresentação gratuita neste domingo:http://glo.bo/QaYAzG

Notícias do Turismo

0 comentários



Programa Turismo Sustentável e Infância deve ser adotado em MT. O projeto tem como objetivo a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos equipamentos do turismo. http://bit.ly/RGvIku 

0 comentários

Embaixadores do turismo serão empossados em Gravatá. Aproxima-se o momento de conferir o resultado dos 25 estudantes pernambucanos selecionados pelo projeto Embaixador do Turismo. Depois de muito empenho, suor e criatividade, os alunos participam de cerimônia de premiação amanhã, dia 24 às 9 horas, no Portal de Gravatá, localizado no município homônimo. Eles serão oficialmente reconhecidos como embaixadores do turismo e receberão um diploma. http://bit.ly/P4TNjm

Saibam...

0 comentários

Os turistas estrangeiros que estiveram no Brasil em julho deste ano, gastaram 14,74% a mais que no mesmo mês do ano passado. Os dados, divulgados hoje (23.08) pelo Banco Central do Brasil, indicam que, com US$ 546 milhões, julho deste ano teve o melhor resultado da história este ano.

No acumulado dos sete primeiros meses de 2012, os turistas deixaram US$ 4 bilhões este ano no Brasil. O resultado é 7,16% maior que os US$ 3,74 bilhões obtidos no mesmo período do ano passado.

Outro dado do turismo internacional é que os desembarques internacionais registraram alta no primeiro semestre deste ano. Os dados mostram um crescimento de 4,77% no acumulado de janeiro a julho de 2012, comparando com o mesmo período do ano passado. O total do número de chegadas até o momento foi de 5.463.352 milhões, quando em 2011, entraram 5.214.812 milhões de passageiros residentes e não-residentes no Brasil.

Considerando apenas o mês de julho, houve 839.663 desembarques, resultado 2,01 % menor que o do mesmo mês de 2011.

A quarta edição do Curso Manuel Querino – Personalidades Negras acontece entre os dias 28 a 31 de agosto.

0 comentários

A quarta edição do Curso Manuel Querino – Personalidades Negras acontece entre os dias 28 a 31 de agosto. Vai marcar os 161 anos do nascimento de Manuel Raimundo Querino, o Centenário do Professor Édison de Souza Carneiro, além de homenagear as personalidades de Tia Carmem, Waldemar Santana, Mestre Bimba, Miguel Santana, Abdias do Nascimento e Luis Gama.

Quando: 28 a 31 de agosto de 2012 das 14 à
s 19h
Abertura 28 de agosto de 2012 às 17h – Auditório Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade)
Palestras 29 a 31 de agosto de 2012 das 14 às 19h – Auditório da Biblioteca Pública do Estado (Barris)
Inscrição: Uma lata de leite
Informações: www.ighb.org.br – 3329-4463 / www.mrquerino.blogspot. Com

1° Seminário Internacional de Arte e Educação

0 comentários

Nos dias 24 e 25 de agosto acontece o 1° Seminário Internacional de Arte e Educação, no Instituto Inhotim (Teatro do CEC Burle Marx). Saiba mais:http://dimusbahia.wordpress.com/2012/08/21/1-seminario-internacional-de-arte-e-educacao-instituto-inhotim/

No dia 24 de agosto, receberemos a Dra. Patrícia Veras, que vai palestrar a partir do tema "Genômica funcional gera avanços no estudo da interação parasito-hospedeiro?", na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. PATRICIA VERAS possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1984), mestrado em Parasitologia pela Universidade de Lille II (1991) e doutorado em Parasitologia pela Universidade de Lille II (1995), com trabalho experimental desenvolvido no Departamento de Imunoparasitologia do Instituto Pasteur-Paris. Saiba mais: https://www.facebook.com/events/430478450327248/

0 comentários

No dia 24 de agosto, receberemos a Dra. Patrícia Veras, que vai palestrar a partir do tema No dia 24 de agosto, receberemos a Dra. Patrícia Veras, que vai palestrar a partir do tema "Genômica funcional gera avanços no estudo da interação parasito-hospedeiro?", na Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
PATRICIA VERAS possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1984), mestrado em Parasitologia pela Universidade de Lille II (1991) e doutorado em Parasitologia pela Universidade de Lille II (1995), com trabalho experimental desenvolvido no Departamento de Imunoparasitologia do Instituto Pasteur-Paris. 
Saiba mais: https://www.facebook.com/events/430478450327248/, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
PATRICIA VERAS possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1984), mestrado em Parasitologia pela Universidade de Lille II (1991) e doutorado em Parasitologia pela Universidade de Lille II (1995), com trabalho experimental desenvolvido no Departamento de Imunoparasitologia do Instituto Pasteur-Paris. 
Saiba mais: https://www.facebook.com/events/430478450327248/

0 comentários


Festival de Jazz em Cachoeira BA de 23 - 26.

0 comentários

Festival de Jazz em Cachoeira BA de 23 - 26.

adquira logo seu ingresso para visitar as Comunidades Quilombola de Cachoeira, durante o evento.

“O padre Anchieta e a problemática indígena brasileira”

0 comentários

Nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, às 17 horas, acontece a palestra “O padre Anchieta e a problemática indígena brasileira” que será pronunciada pelo historiador, sócio correspondente do IGHB e secretário da Academia Portuguesa da História, Miguel Corrêa Monteiro. A entrada é gratuita. Será fornecido certificado aos solicitantes. O endereço do Instituto é Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade. Acesse www.ighb.org.br

0 comentários

Nesta quinta-feira, dia 23, às 9h, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, Itaparica, acontecerá apresentação dos professores Pedro Barbosa e Rita Olivieri Godet, ambos da Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e de Licia Soares de Souza, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Saiba mais:http://bit.ly/TUcqWe

“O padre Anchieta e a problemática indígena brasileira”

0 comentários

Nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, às 17 horas, acontece a palestra “O padre Anchieta e a problemática indígena brasileira” que será pronunciada pelo historiador, sócio correspondente do IGHB e secretário da Academia Portuguesa da História, Miguel Corrêa Monteiro. A entrada é gratuita. Será fornecido certificado aos solicitantes. O endereço do Instituto é Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade. Acesse www.ighb.org.br

Inscrições abertas para oficinas gratuitas do Ação Poética em Alagados

0 comentários

Inscrições abertas para oficinas gratuitas do Ação Poética em Alagados

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT), através da Diretoria de Espaços Culturais e o Espaço Cultural Alagados, abre inscrições para as oficinas da 2ª edição do Ação Poética n
as Comunidades, que vai acontecer em Alagados (Salvador/BA). Serão três cursos oferecidos entre os dias 11 e 14 de setembro, com carga horária de 12 horas cada, alcançando públicos de crianças, jovens e adultos, que vão desenvolver atividades artísticas tendo a poesia como ponto de partida. As inscrições podem ser feitas até o início das aulas ou ocupação total das vagas, no próprio Espaço Cultural Alagados.

Mais informações:
http://ascomfunceb.wordpress.com/2012/08/22/inscricoes-abertas-para-oficinas-gratuitas-do-acao-poetica-em-alagados/

CURSO HISTÓRIA DA MPB

0 comentários


CURSO HISTÓRIA DA MPB
Objetivo: Situar a história da Música Popular Brasileira como um dos aspectos mais importantes do universo cultural nacional, analisando suas diversas fases, além de compreendê-la como um fenômeno de consolidação da urbanidade, destacando seus múltiplos efeitos enquanto elemento de formação da nacionalidade.

Período: 22 a 26 de outubro, das 14h às 17h
Professor: Luiz Améric
o Lisboa Júnior
Pedagogo, historiador e pesquisador de história da MPB

Vagas oferecidas: 180
Inscrição: R$ 50,00 (cinquenta reais) - estudantes (mediante comprovação)
R$ 100,00 (cem reais) - profissionais e demais interessados

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Av. Joana Angélica, 43 - Piedade
CEP 40060-001, Salvador/BA
Atendimento: Seg a Sex - das 13h às 18h
71 3329 4463 / curso@ighb.org.br

O I COLOQUIO DE CULTURA E LITERATURA BAIANA: CAMILLO DE JESUS LIMA & JORGE AMADO

0 comentários

O I COLOQUIO DE CULTURA E LITERATURA BAIANA: CAMILLO DE JESUS LIMA & JORGE AMADO, proposto pelo GPCLB – Grupo de Pesquisa Cultura e Literatura Baiana, do DCH VI/UNEB, visa promover o diálogo entre pesquisadores de diversos Departamentos da Universidade do Estado da Bahia e de outras Universidades a fim de propiciar o intercâmbio de produções artísticas e científicas que tratam da arte, cultura e literatura na Bahia, tendo como tema “TRAÇADOS MULTIFACETADOS: LÍRICA E FICÇÃO BAIANA”. Saiba mais:http://bit.ly/TUpTgP http://bit.ly/PFoPfK

NEOJIBA 5 ANOS

0 comentários