Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Porque você faz parte dessa História!

0 comentários

No mês das crianças, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia vai até o shopping festejar com a garotada. De 1º a 13 de outubro, acontecerá no shopping Center Lapa o “Dia das Crianças no mundo da literatura”, com muitas brincadeiras e viagens inesquecíveis ao mundo da leitura. As atividades acontecerão no 1º e 2º piso, de segunda a sábado, das 09h às 21h, e no dia 12 (sexta-feira), das 12h às 18h. Saiba mais: http://migre.me/aUmRG

Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Porque você faz parte dessa História!

Remontagem PANGEA.

0 comentários


CONVERSAS PLUGADAS

0 comentários

CONVERSAS PLUGADAS é um encontro que a direção do Teatro Castro Alves de Salvador promove entre artistas, classe teatral e público em geral. Estarei também dando os toques finais na remontagem do balé Pangea que irá reestrear no Centro Cultural Plataforma interpretado pelos jovens e talentosos bailarinos do Núcleo de Extensão Balé Teatro Castro Alves no dia 29 do corrente. Quero convidar os amigos da cidade de Salvador para participarem de ambos os eventos. Saudades muitas!
Sylvan Barbosa
Bailarino BTCA
Coordenador do Núcleo de Extensão Plataforma Convidança - BTCA.


0 comentários

Composta por 52 fotos coloridas e em preto e branco de autoria de Aristides Alves, Rugendas e Carlos Julião, e textos especialmente escritos e dimensionados em painéis portáteis, a exposição Irmandade do Rosário dos Pretos tem ainda imagens do acervo da irmandade e da Fundação Pierre Verger. Os painéis encontram-se no corredor lateral à nave central da igreja. Leia mais:http://bit.ly/OmcPSV

0 comentários

Festa do Bembé do Mercado, o 'candomblé de rua'

0 comentários


De acordo com memórias das comunidades envolvidas na festa do Bembé do Mercado, o 'candomblé de rua' teve início em 13 de maio de 1889 – um ano após o decreto que aboliu a escravidão no Brasil – quando negros de Santo Amaro, a 83 km de Salvador, resolveram comemorar a liberdade. Desafiando as inúmeras restrições ao livre exercício da cidadania dos ex-escravos e seus descendentes, durante três dias, a comunidade negra da cidade decidiu convocar os Candomblés para “baterem” em louvor aos Orixás.

Desde o último dia 15/09, esta manifestação cultural está inscrita no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações da Bahia.



Conheça mais sobre nosso novo patrimônio:http://bit.ly/QmS7AF

0 comentários


Entre os dias 20 e 23 de setembro, a música e a poesia de diversos estados do país tomam conta do Pelourinho. A segunda edição do Encontro de Cantadores apresenta gratuitamente grandes nomes da música brasileira, como Maciel Melo, Juraildes da Cruz, Socorro Lira, Paulo Matricó, 4 Cabeça, Flávia Wenceslau, Raimundo Sodré, Xangai e mais uma dezena de artistas, transformando o Largo Pedro Arcanjo no centro da cultura popular nordestina.
Confira a programação. http://bit.ly/QjD1w2

15ª edição do FestivalNacional 5 Minutos | Turismo Bahia

0 comentários

BTCA realiza aulas abertas gratuitas de Balé, Pilates e Girokinesis

0 comentários



Publicação: 14/09/12 | 12H09 - Última Atualização: 14/09/12 | 12H09
Podem participar profissionais e alunos de dança em nível avançado
O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) dá continuidade às Aulas Abertas de técnicas de formação corporal, ministradas por bailarinos da própria Companhia, podendo participar profissionais de dança e alunos em nível avançado. Neste mês de setembro, estão programadas aulas de Balé Clássico, com Angela Bandeira (dia 19) e Gilmar Sampaio (dias 20, 21, 27 e 28), Pilates, com Alice Becker ( dias 19, 21, 28) e Girokinesis, com Gal Villas Boas ou Alice Becker (dia 26).
As aulas acontecem em horários vespertinos na Sala de Ensaio do Balé, no Piso C do TCA, com limite de sete vagas por aula. A reserva é gratuita e deve ser feita com 24h de antecedência, pessoalmente ou pelo telefone (71) 3116-8872, das 13 às 19 horas. O BTCA tem na direção artística Jorge Vermelho, e é mantido pela Secretaria de Cultura através da Fundação Cultural do Estado e Teatro Castro Alves.
Serviço:
O quê:     Aulas Abertas com o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – mês de SETEMBRO
Onde: Sala de Ensaio do BTCA, piso C do Teatro Castro Alves.
Quando: Balé Clássico (dias 19, 20, 21, 27 e 28),   Pilates ( dias 19, 21, 28) eGirokinesis,(dia 26).
Horários vespertinos.
Vagas: 07 (para cada dia). Podem participar profissionais e alunos avançados em dança.
Agendamento gratuito com 24h de antecedência: (71) 3116-8872, das 13 às 19h
Compartilhar:

Biblioteca Pública oferece oficinas no Setor Infantil em setembro

0 comentários



Publicação: 14/09/12 | 11H09 - Última Atualização: 14/09/12 | 11H09
Lugar de criança também é na Biblioteca. Com muitos livros, brincadeiras e oficinas, o Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (térreo) convida a turma para uma viagem divertida pelo universo mágico da leitura. Confira abaixo a programação das oficinas que farão a festa da garotada no mês de setembro, sempre às 15h e com entrada gratuita.
Literária
ESPERANDO A PRIMAVERAApós a leitura de histórias sobre a primavera, as crianças confeccionarão vasos de flores com material reciclado.
– Setor Infantil – Térreo
Dia 19/09, às 15h
.
Literária
PEDESTRE NOTA 10Após a leitura sobre Educação no Trânsito, em comemoração ao Dia Nacional do Trânsito (25/09), as crianças farão dinâmicas de cenas vivenciadas no trânsito.
– Setor Infantil – Térreo
Dia 26/09, às 15h

Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres com deficiência é tema de seminário

0 comentários



Publicação: 14/09/12 | 11H09 - Última Atualização: 14/09/12 | 11H09
.
Na  próxima quarta-feira (19), das 13h às 17h, acontece na Biblioteca Pública do Estado da Bahia localizada no bairro dos Barris o Seminário “Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres com deficiência”. O evento é uma parceria com a Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM) da Prefeitura Municipal de Salvador e tem o objetivo de valorizar a diversidade e enfrentar as discriminações e preconceitos.
A atividade faz parte do projeto “Primavera da Inclusão – 2012″ que celebra a chegada da estação das flores e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Até o dia 28, muitas atividades vão movimentar os espaços da Instituição. Confira a programação completa.
.
Quando: dia 19/09 (quarta-feira), das 13h às 17h
Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito

“Conversando com a sua História” aborda candomblé na Bahia do século XIX.

0 comentários



Publicação: 14/09/12 | 11H09 - Última Atualização: 14/09/12 | 11H09
Na próxima segunda-feira (17), às 17h, o curso Conversando com a sua História recebe como palestrante o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luís Nicolau Parés, que abordará o processo formativo do Candomblé da Bahia no século XIX. O evento tem entrada gratuita e acontece na Sala Katia Mattoso, no 3º andar.
O curso – Promovido desde 2002 pelo Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secult, o curso Conversando com a sua História acontece todas as segundas-feiras na Biblioteca Pública do Estado da Bahia e, em sua 10ª edição, se estende até o mês de outubro. Em 2012, o curso inova trazendo um tema a cada mês, que é abordado por um ponto diferente a cada semana.
Quando: dia 17/09 (segunda-feira), às 17h
Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito

Cantadores de seis estados do Brasil se reúnem em Salvador

0 comentários

Publicação: 14/09/12 | 12H09 - Última Atualização: 14/09/12 | 12H09
Segundo Encontro de Cantadores acontece no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, de 20 e 23 de setembro, com uma maratona de dezesseis shows musicais gratuitos.
A música e a poesia de diversos estados do país tomam conta do Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, entre os dias 20 e 23 de setembro. Nestes dias, Salvador recebe pela segunda vez o Encontro de Cantadores no Pelô, que apresenta o melhor da cantoria e da literatura de cordel, em uma maratona com dezesseis shows e muitas participações especiais com entrada gratuita. Os shows estão programados para as 20 horas dos dias 20, 21 e 22 de setembro (quinta a sexta), e às 17 horas do dia 23 de setembro (domingo).
Para esta nova edição o Encontro conta com grandes nomes da música brasileira na sua programação, como Maciel Melo, Juraildes da Cruz, Socorro Lira, Paulo Matricó, 4 Cabeça, Maviael Melo , Flávia Wenceslau, Xangai, Raimundo Sodré  e mais uma dezena de artistas, transformando o Pelourinho no centro da cultura popular nordestina.
Repetindo o Primeiro Encontro de Cantadores, realizado em novembro de 2010, o Largo Pedro Archanjo será totalmente ambientado, criando um espaço agradável e que remeta às paisagens inspiradoras de suas canções e poesias. Exposição de fotografias e xilogravuras, estandes e lojas comercializando discos, livros, folhetos de cordel e demais adereços sobre a cultura dos cantadores, compõem o cenário da festa.
O Segundo Encontro de Cantadores conta com recursos financeiros do Ministério da Cultura, através do Prêmio Procultura Funarte de Apoio a Festivais de Música, e tem apoio cultural do Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura da Bahia e Banco do Nordeste e Rede Bahia de Comunicação.
Programação:
20/09 – 20h – Sertanilha (BA), Celo Costa (BA), João Sereno (BA), Xangai (BA)
21/09 – 20h – Dinho Oliveira (BA), Flávia Wenceslau (PB), 4 Cabeça (RJ)
22/09 – 20h – Carlos Vilela (BA), Alisson Menezes (BA), Maviael Melo (PE), Socorro Lira (PB)
23/09 – 17h – Verlando Gomes (BA), Paulo Matricó (DF), Raimundo Sodré (BA), Maciel Melo (PE), Juraildes da Cruz (TO)

Produção musical baiana será apresentada na Womex, mais importante feira internacional de música da Europa

0 comentários

Publicação: 14/09/12 | 15H09 - Última Atualização: 14/09/12 | 15H09
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), através do Bahia Music Export – Programa de Apoio à Promoção Internacional da música da Bahia – apresentara ao mundo novas vertentes da música baiana na 18ª edição da World Music Expo (Womex). A iniciativa volta o olhar para a  diversidade cultural da bahia, reconhecida como um celeiro de novas ideias e criações de sucesso. Contribuir para o reconhecimento e inserção no mercado internacional do que é produzido em solos baianos em termos musicais também atende às expectativas da proposta.
O público da feira (empresários e produtores musicais), realizada em Thessaloniki – Grecia,  poderá conferir, entre os dias 17 e 21 de outubro deste ano, o trabalho de grupos e artistas dos mais diferentes estilos e gêneros musicais em destaque no cenário brasileiro e, sobretudo, baiano.  “A participação da Bahia neste evento cria condições para que a música produzida aqui, nas suas mais diversas formas de expressão, possa se inserir no mercado internacional como um produto de alta qualidade”, afirma Monique Badaró, assessora relações internacionais da Secult/BA.
A participação do Estado no evento se dá através de estande organizado pela Secult/BA, em parceria com a BM&A (Brasil, Música e Arte), divulgando a música local. Na ocasião será distribuído o CD Bahia Music Export Volume 3,  coletânea que reúne 15 faixas, com curadoria da jornalista, crítica de música,  representante da BM&A no Reino Unido, Jody Gillett. Nomes como Lucas Santtana e Dão, além das bandas Baianasystem e Retrofoguetes compõem a seleção. ” A Womex representa uma esfera de conhecimento e reconhecimento do trabalho de produtores e artistas. A presença numa coletânea desse tipo abre possibilidade de novos negócios, além de sedimentar ações e dar continuidade a um processo, um trabalho já iniciado”, afirma Uzeda, empresário sócio da Plataforma de Lançamento e produtor do cantor Dão e do grupo Samba Chula de São Brás, ambos com faixa no CD.
Cássio Nobre, coordenador de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) explica que a feira itinerante Womex leva todos o anos para a Europa o que há de mais original e inovador no cenário musical de todo o mundo. “A sua importância para a música é comparada a do Festival de Cannes para o cinema”, comenta.  A Womex  caracteriza-se como um feira de negócios e oportunidades destinada ao mercado da indústria da música internacional, cantores, compositores, músicos, distribuidores e produtores musicais dos quatro cantos do mundo.
Bahia Music Export
O Bahia Music Export faz parte de uma proposta maior da Secult/BA denominada Programa de Mobilidade Artística e Cultural, que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e a inserção nacional e internacional do setor cultural da Bahia, não só na música, mas no teatro, cinema, literatura e outras diversas manifestações artístico-culturais. Para tanto, realiza ações como chamadas públicas e editais anuais. além de ações de promoção comercial, de fortalecimento da cadeia produtiva, de capacitação e pesquisa, e de promoção da mobilidade artística e cultural, como a participação de artistas em festivais e realização de turnês .
Somente este ano o governo reservou R$ 500 mil para a realização de novos projetos. Em julho deste ano também aconteceu o Encounters, que apresenta o trabalho de artistas e produtores musicais locais para compradores de música e jornalistas do exterior, dando aos mesmos a oportunidade de iniciar um plano de carreira internacional.
Chamada pública facilita participação em feiras
Para reforçar a produção artístico-cultural do Estado e incentivar a participação de seu produtores e agentes em feiras e eventos afins, a Secult/BA, através do Fundo de Cultura da Bahia, abriu, no último 5 de setembro, seleção pública de Apoio a Promoção Comercial de Bens e Serviços Culturais no Brasil e no exterior. “A iniciativa contempla as  ações de promoção comercial, de fortalecimento da cadeia produtiva, de capacitação e pesquisa, e de promoção da mobilidade artística e cultural, como a participação de artistas em festivais e realização de turnês”, explica Monique.
Além da área musical, a chamada contempla a participação em feiras e eventos relacionados ao cinema, teatro, literatura etc. A projeto irá conferir apoio à pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos, ou pessoas jurídicas que tenham por objeto o exercício de atividades na área cultural em que se enquadre a proposta apresentada nesta chamada. Para esta chamada foram disponibilizados aproximadamente R$ 100 mil, com valor máximo de apoio de R$ 5 mil para cada proponente.

Roteiro da 2ª Quinzena de Setembro dos Espaços

0 comentários

15ª edição do FestivalNacional 5 Minutos

0 comentários


Estão abertas as inscrições para as oficinas de formação e aperfeiçoamento profissional da 15ª edição do FestivalNacional 5 Minutos, uma realização da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do estado da Bahia (SecultBA). As oficinas são gratuitas e acontecerão durante o festival, entre os dias 15 e 20 de outubro. As inscrições podem ser feitas de 13 a 23 de setembro na página do 5 Minutos no site da DIMAS (http://www.dimas.ba.gov.br). As listas com os selecionados para cada curso serão divulgadas até o dia 5 de outubro no mesmo endereço. Cada participante só poderá se inscrever em uma oficina.
O Festival vai oferecer, em conjunto com entidades e instituições parceiras, seis oficinas: Direção de Arte; Direção de Atores e Interpretação Cinematográfica; Mercado de Desenvolvimento de Games para Consoles e Mobiles (mini-curso);Stopmotion para Crianças; Videoarte e Web-documentário.
Para realização das oficinas do FestivalNacional 5 Minutos, há instrutores vindos do mercado nacional e internacional. O diretor Christian Duurvoort ministrará a oficina de Direção de Atores e Interpretação Cinematográfica. Duurvoort trabalhou na formação de atores para cinema em obras de grande repercussão como CidadedeDeus de Fernando Meireles, NossoLar, de Wagner Assis e CapitãesdaAreiade Cecília Amado. Na coordenação do curso de Direção de Arte está a diretora Vera Hamburger, que trabalhou como cenógrafa em filmes como Lamarca, de Sergio Rezende e Carandiru, dirigido por Hector Babenco, além de ter atuado como diretora de arte, em Castelo-tim-bum, de Cao Hamburger e SalveGeral, de Sérgio Rezende. Estas duas oficinas acontecem graças à continuidade da parceria firmada, desde 2008, entre a DIMAS/FUNCEB e o Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE), através da Fundação Joaquim Nabuco/MEC e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.
Da Alemanha, Olaf Stüber, galerista especializado em videoarte será o responsável pela Oficina de Videoarte, que será promovida em parceria com o Goethe-Institut/ICBA. A programação da oficina inclui Introdução sobre a História da Videoarte Alemã, uma atividade prática e o workshop Me,Myself and I, cuja proposta é reunir abordagens documentárias do auto-retrato ou da auto-apresentação na arte contemporânea.
Na Oficina de Web-documentário, a proposta é oferecer aos alunos um primeiro contato com a realização de produções multimídias. A coordenação está a cargo do jornalista e fotógrafo Felipe Varanda, que tem no currículo atuação como repórter fotográfico em veículos como Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil, e do também jornalista e editor Rogério Carneiro Leão, que integrou a equipe da GloboNews. Nesta oficina, os participantes poderão executar suas próprias produções, avaliar outros conteúdos do gênero, nacionais e internacionais e estudar sobre softwares de suporte. Os vídeos serão publicados em plataforma online.
Para o segmento de games, a oficina será realizada em parceria com a SAGA –SchoolofArtGameandAnimation, com os instrutores Ronaldo César Sales e Marcos Antonio Cropalato Junior, que possuem certificação internacional emAdobe Dreamweaver.
Para aproximar o público infantil das ferramentas de produção de audiovisual a Oficina de Stopmotion para Crianças oferece duas turmas voltadas para escolas públicas e particulares. A ideia é que as crianças, por meio da curiosidade e criatividade comuns ao universo lúdico infantil, percebam infinitas possibilidades de criação. Elas vão produzir, editar e exibir os vídeos para toda a turma, com pequenas histórias com a utilização de celular para captação de imagens para produção de animações em stopmotion com massa de modelar (ClayAnimation). A oficina será ministrada por Ducca Rios, co-autor e co-diretor do curta-metragem em animação Tadinha, que venceu o Prêmio Brasil de Cinema Infantil 2011 na categoria Animação. Ao lado dele participa Neri Molinero, que atuou no processo de arte-finalização de Tadinha, além de ser arte-educador, criando e produzindo diversos vídeos com a técnica stopmotione telefone celular, no projeto cultural e educativo Minha Vida Mobile – MVMob, em 2011.
A seleção para as oficinas será feita pelos próprios ministrantes dos cursos, exceto para as oficinas de Direção de Arte e Direção de Atores e Interpretação Cinematográfica, que, de acordo com as regras do CANNE/FUNDAJ, terão uma comissão especial, composta por três membros, para definição dos candidatos.
SERVIÇO
O que: Oficinas gratuitas do XV Festival Nacional 5 Minutos - Direção de Arte, Direção de atores e interpretação cinematográfica, Mercado de Desenvolvimento da Games para consoles e móbiles (mini-curso), Stopmotion para crianças, Videoarte e Web-documentário
Inscrições: De 13 a 23 de setembro de 2012 através do site www.dimas.ba.gov.br
Seleção: de 24 de setembro a 02 de outubro de 2012
Resultado: Até dia 05 de outubro no site www.dimas.ba.gov.br
Fanpage do Festival: www.facebook.com/Festivalnacional5minutos
Realização: DIMAS/ FUNCEB/ SecultBA

Carnaval de Maragojipe é destaque na Lavagem de La Madeleine em Paris

0 comentários


Carnaval de Maragojipe é destaque na Lavagem de La Madeleine em Paris

Publicação: 14/09/12 | 13H09 - Última Atualização: 14/09/12 | 13H09
A cidade também ganha exposição na sede da Unesco
De 21 a 25 de setembro, o Carnaval de Maragojipe, com suas belas e coloridas máscaras, volta a ser destaque na tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris, na França. O evento acontece há 10 anos entre a Praça La Republique e a igreja La Madeleine, inspirado na lavagem da igreja do Bonfim, em Salvador. “Este é o segundo ano que participamos e vamos, mais uma vez, promover a diversidade da nossa cultura que, a cada ano, chama mais atenção de turistas brasileiros e estrangeiros”, afirma André Reis, secretário de Cultura de Maragojipe.
Durante o evento serão distribuídos folders e folhetos bilingües. Toda divulgação tem apoio da Bahiatursa, já que em fevereiro de 2009 o governador Jaques Wagner assinou decreto transformando o Carnaval de Maragojipe em Patrimônio Imaterial da Bahia, acatando proposta feita pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).
Em 2010, o IPAC lançou videodocumentário e livro com fotos antigas e artigos inéditos sobre a festa, assinados por especialistas. Os livros, inclusive, podem ser obtidos na sessão download do site www.ipac.ba.gov.br. “A partir da declaração do nosso Carnaval como patrimônio imaterial, ganhamos mais reconhecimento e visibilidade, o que ajuda a fortalecer a nossa cultura”, garante Silvio Ataliba, prefeito de Matagojipe.
UNESCO

No dia 21 de setembro a sede da Unesco, em Paris, abre espaço para a cultura baiana. O artista plástico Thiago Bols vai expor telas que retratam a cidade de Maragojipe através das máscaras e de personagens da cultura popular como o bumba-meu-boi. Ele também faz uma homenagem ao santamarense Roberto Chaves e a Lavagem da Madeleine.  Um dos quadros chama a atenção pelo inusitado: são baianas vestidas com modelitos dos estilistas Jean Paul Gaultier e da marca Chanel.
A mesma exposição ira compor parte da mostra coletiva da Feira de Arte Contemporânea do Carroussel du Louvre, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, através da conceituada Ava Gallery, no Museu do Louvre, também em Paris. O projeto e da produtora cultural Luzia Moraes e de André Reis.
Thiago Bols é Bacharel em Artes Plásticas da Universidade Federal da Bahia cuja poética visual consiste em revelar os personagens das óperas nas faces baianas. Natural de Salvador (BA) segue a linha expressionista com tendências da arte contemporânea e conceitual.
Mas antes de chegar à França, o secretário de Cultura de Maragojipe, André Reis, viaja para Portugal para se encontrar com Pedro Moreira, diretor da Empresa de Equipamentos Culturais de Lisboa (Egeac), responsável pela dinamização das festas populares portuguesas. A idéia é promover um intercâmbio cultural entre as duas cidades e trazer, em novembro, uma exposição de fotografias e uma cantora de fado para se apresentar no Recôncavo baiano.


0 comentários

Esmeralda de 400 kg sai da Bahia para os Estados Unidos e é motivo de disputa:http://migre.me/aHAFG

A Tempestade

0 comentários


O espetáculo do coreógrafo cearense radicado na Bélgica, Cláudio Bernardo, é uma livre adaptação de “A Tempestade”, último texto de William Shakespeare. A peça é uma história de vingança e amor, dor e reconciliação, sobre um homem que vive exilado numa ilha e, com a ajuda de seus livros mágicos, naufraga uma embarcação invocando uma tempestade que conduzirá à transformação humana libertatória, tanto nos náufragos quanto nos habitantes da ilha.  A montagem é uma coprodução Brasil-Bélgica, através do MEC/Funarte, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Funceb, Teatro Castro Alves, Festival Europalia, Governo da Bélgica e Comunidade Francesa.
Sala do Coro do TCA
15 e 16, às 20 horas


BTCA_EssaTempestade_IsabelGouvea550.jpg

0 comentários


0 comentários


Édison Carneiro nasceu em Salvador em 12 de agosto de 1912. Jurista, jornalista, poeta e folclorista, dedicou-se ao estudo dos cultos de origem africana e é considerado até hoje uma das maiores autoridades em estudos afro-brasileiros. Organizou, em 1937, o II Congresso Afro-Brasileiro e, ao final do congresso, fundou, junto com outros participantes, a União das Seitas Afro-Brasileiras da Bahia. Saiba mais:http://www.bv2dejulho.ba.gov.br/portal/index.php/exposicoes-virtuais/140-obras.html

Se LIBERDADE é lei, LIVRES sejamos!

0 comentários

Se LIBERDADE é lei, LIVRES sejamos! 

"Os casos de intolerância religiosa e homofobia vêm crescendo assustadoramente.Não é tão absurdo saber que algo assim pode acontecer,pois este preconceito está sendo institucionalizado. Os representantes de uma determinada religião formaram uma poderosa bancada no Congresso Nacional que vem difundindo e tentando transformar em lei seu
s princípios absurdos de desrespeito a liberdade das pessoas. A constituição diz que o Brasil é Estado laico, mas na prática, corremos sério risco de ter que engolir na forma de lei a doutrina desta religião. Bolsonaro não é o único mentecapto em Brasília que persegue negros e gays, não. Existe um monte deles. Recentemente um Deputado PSC declarou publicamente que o povo negro é um povo maldito,amaldiçoado por Noé e sofre por que tem que sofrer mesmo. E já tramita no Congresso o projeto que prevê a "cura" gay, como se homossexualidade fosse doença. Estas ideias estão estão aumentando o ódio e a intolerância em nosso país, que deveria se destacar pelo respeito às diferenças"



Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba)

0 comentários

Acontece no dia 4 de setembro, a apresentação da Camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), na Biblioteca dos Barris: http://bit.ly/O6Yycb

A III Mostra Universitária Sulamericana de Áudiovisual (MUSA)

0 comentários

A III Mostra Universitária Sulamericana de Áudiovisual (MUSA) está com inscrições abertas para curtas-metragens de toda a América do Sul até o dia 15 de setembro.

O evento acontecerá na cidade de Ilhéus, de 15 a 18 de outubro de 2012 e tem por finalidade, levar ao público sul-baiano um pouco da produção do audiovisual universitário sul-americano, possibilitando o intercâmbio entre os produtores locais com produtores nacionais e internacionais, além de divulgar os novos talentos na área do audiovisual. 

Visite o site oficial do evento e veja como participar:http://www.mostramusa.com/

Restauradores do IPAC-BA

0 comentários

Restauradores do IPAC devem trabalhar até o final deste ano em pinturas do século XVIII da igreja matriz de Bom Jesus de Piatã, a 572 km de Salvador. Durante prospecção no local, eles descobriram pintura original com vestígios de douramento, que tinha recebido várias pinturas ao longo dos anos. Confira! http://bit.ly/SekIeg

Simbolismo africano será debatido na Biblioteca

0 comentários

 Simbolismo Africano aparece nos gradis dos casarões do Centro Histórico de Itaparica, notadamente nas praças Batista Massa e 7 de Janeiro e nas ruas Xavier Marques e Maria Felipa. E, para falar sobre este assunto, a pesquisadora Eny Kleyde Vasconcelos Farias fará palestra nesta quarta-feira, às 10h, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica). 

Ela abordará o tema educação patrimonial com a comunidade: simbolismo africano no centro histórico de Itaparica. A pesquisadora avalia que o simbolismo africano presente em Itaparica representa a arte de Gana, a qual pode ser considerada como uma linguagem.