No dia 15 de novembro de 1889 foi proclamada a República do Brasil.

0 comentários

No final da década de 1880, a monarquia brasileira, sob o comando de D. Pedro II, estava em
 situação de crise. As mudanças sociais que ocorriam não comportavam mais o regime da época. Era necessária a implantação de uma nova forma de governo que fizesse o Brasil progredir e avançar.


A era republicana, substituindo a monarquia brasileira, possibilitou o avanço da democracia. O chefe de governo passou a ser escolhido por eleição. A proclamação da República do Brasil foi feita por Marechal Deodoro da Fonseca, e vigora até os dias de hoje.






DO BANZO AOS BÚZIOS "Uma História Dançada"

0 comentários


II Encontro Dançando Nossas Matrizes

0 comentários


O Encontro de Tambores será um pouco mais cedo amanhã, saindo às 18h do Terreiro de Jesus.

0 comentários


0 comentários


0 comentários


A quarta edição do Seminário A urbanização de Salvador em três tempos: Colônia, Império e República acontece entre os dias 20 a 23 de novembro de 2012,

0 comentários

A quarta edição do Seminário A urbanização de Salvador em três tempos: Colônia, Império e República acontece entre os dias 20 a 23 de novembro de 2012, das 14h às 18h. O encontro vai reunir pesquisadores de diversas áreas para discutir as facetas da evolução histórica da cidade. Dentre os temas abordados estão o Convento do São Francisco, Reformas Urbanas, Acessibilidade, além de lançamentos de li
vros. A inscrição é gratuita pelo e-mail seminario@ighb.org.br

QUANDO: 20 a 23 de novembro de 2012, das 14 às 18h
ONDE: Auditório do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
(Avenida Sete de Setembro, 94 A Piedade)
INFORMAÇÕES: www.ighb.org.br – 3329-4463
INSCRIÇÕES: E-mail seminario@ighb.org.br
(enviar NOME COMPLETO/ENDEREÇO/TEL/EMAIL)
Doação de fraldas geriátricas - a ser entregue no dia da abertura do Evento

0 comentários

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) encerrou, nesta terça-feira (6), uma série de audiências públicas para discutir o projeto de requalificação do entorno da Rua Chile, que será executado como parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) – Bahia. Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa prevê o desenvolvimento do turismo náutico e cultural da zona turística da Baía de Todos-os-Santos.

Nos quatro encontros, a equipe técnica da Setur reuniu-se com moradores e comerciantes do Centro Antigo de Salvador, como donos de hotéis, pousadas, antiquários, bares e restaurantes, para colher sugestões da comunidade com vistas à elaboração do projeto.

A proposta de revitalização contempla a requalificação urbanística, pavimentação das ruas e calçadas, instalação de fiação subterrânea de energia elétrica e telecomunicações nas ruas da Ajuda, Rui Barbosa, do Tesouro e transversais. Também est
á prevista para a Praça do Tesouro a implantação de um estacionamento subterrâneo com 148 vagas.

Outro projeto é a criação de uma feira de antiguidades para que os comerciantes locais possam movimentar o comércio nos finais de semana. Uma pesquisa está sendo feita pela Setur junto aos proprietários para melhor formatar o espaço, dia, horário e tipo de programação que deve ser oferecida durante a realização da feira.

O montante previsto para as obras de requalificação do entorno da Rua Chile é de cerca de US$ 8 milhões, sendo que todo o projeto do Prodetur Nacional na Bahia terá o financiamento do BID, no valor de US$ 84,7 milhões. O projeto será iniciado logo após a assinatura do contrato com o BID, previsto para acontecer em dezembro.

0 comentários


0 comentários


0 comentários

Matéria de Hoje no CORREIO DA BAHIA, Agenda Programe-se:
Música Negra baiana em destaque.

Começa hoje, às 20h, a temporada de shows gratuitos do projeto MPB - Música Preta Baiana, que reúne música e exposição no Visca Sabor & Arte, Rio Vermelho. Na estreia estão os artistas Afro Jhow, Larissa Luz, Zinha Franco, Irmão Carlos e Rachel Vieira, também retratados na ostra homônima em cartaz no mesmo espaço. Info: 3014-1688.

PARTICIPE da VIII Caminhada pelo fim da Violência e da Intolerância Religiosa. Pela Paz!

0 comentários



PARTICIPE da VIII Caminhada pelo fim da Violência e da Intolerância Religiosa. Pela Paz!
Vamos de branco, dizer NÃO a todas as formas de intolerância e violência, em defesa da NATUREZA e da LIBERDADE RELIGIOSA!
15 de novembro de 2012, concentração no fim de linha do Engenho Velho da Federação (busto de Mãe Runhó), às 14 horas.
Preservar a natureza como bem fundamental é garantir a vida!