0 comentários

Bahia
Festejos no Pelô começam amanhã \o/ \o/
Quem AMA São João da Bahia COMPARTILHA!! #saojoaodabahia
Saiba mais: http://migre.me/f5Rjk

0 comentários


Curtiu · há 16 horas 

A bola vai rolar no torneio dos campeões!

A partida de logo mais marca também a abertura deste grande evento esportivo!

Vamos #JuntosBrasil fazer a melhor Copa das#Confederações de todos os tempos! 

Brasil x Japão - Brasília - DF Brasil

0 comentários

Vamos meu "Verde e Amarelo".


Dica Cultural: Museu Abelardo Rodrigues promove visitas mediadas sobre a vida de Santo Antônio

0 comentários

Foto: Genilson Coutinho
O Museu Abelardo Rodrigues, situado no Pelourinho, promove, durante todo o mês de junho, visitas mediadas às suas instalações, com ênfase na vida e nos milagres de Santo Antônio, conhecido no Brasil como o “Santo Casamenteiro”. A mediação cultural terá como foco as relações existentes entre o famoso santo e o imaginário popular brasileiro, como a tradição do “Pão de Santo Antônio”, onde é comum que os fiéis distribuam pão no dia de sua festa, celebrada no dia 13 de junho. A programação ocorrerá sempre de terça a sexta-feira, das 10h às 18h horas, com visitação gratuita. Os interessados devem agendar a presença dos seus grupos previamente através do telefone (71) 3116-6740.

Com nome de batismo Fernando de Bulhões Taveira de Azevedo, Santo Antônio nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231. Ainda jovem pertenceu à ordem Agostiniana, até ser ordenado sacerdote. Anos depois, deixou a ordem agostiniana para se tornar franciscano, pois a humildade e pobreza dos seguidores de São Francisco o encantaram profundamente.

Além da imagem em madeira do “Santo Casamenteiro”, com 1,25 x 30 cm de largura e datada do século XVIII, a mostra do acervo do Abelardo ainda reúne imagens de Nossa Senhora das Almas do Purgatório, Santa Isabel, A Sagrada Família, Nossa Senhora com o Menino, São Joaquim, Nossa Senhora do Rosário e São Miguel Arcanjo. Crucifixos, pintura, oratórios, mesa de altar e santos de roca, confeccionados em materiais diversos também integram uma das maiores coleções de arte sacra do país.

Mapa Junino 2013

0 comentários

Tríduo de Santo Antônio será realizado nas praças do Pelourinho


Rvento será realizado nos largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água e Tereza Batista. A entrada é gratuita


Da Redação Correio*
Começa na terça-feira, dia 11, e segue até o dia 13 o tríduo em homenagem a Santo Antônio nos largos do Pelourinho, em Salvador. O evento será realizado nos largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água e Tereza Batista. A entrada é gratuita.

No primeiro dia de evento, a reza a Santo Antônio será realizada pelo Coral da Igreja do Rosário dos Pretos, no Largo Quincas Berro D’Água. Já na quarta, a noite dos namorados será embalada pela Camerata Popular da Bahia, no Largo Tereza Batista. O encerramento acontece na quinta-feira no Largo Pedro Archanjo com a apresentação de coristas e outros instrumentistas, todos regidos pelo maestro Keiler Rêgo.

Após as rezas, os largos do Pelourinho recebem, a partir das 20h, apresentações artísticas que se estendem ao longo da semana. Já no Memorial Irmã Dulce, no Bonfim, os devotos poderão participar do sorteio da caixinha do santo, uma das tradições da festa, que possibilita adivinhar o futuro. A caixinha ainda conta com alianças, simpatias e orações relacionadas ao santo casamenteiro.

O memorial também está aberto para visitação ao altar de Santo Antônio, de terça a domingo, das 10h às 17h, até 28 de julho. Segundo Mônica Silva, artista plástica e responsável pela decoração do altar, outra tradição dos fiéis é fazer os pedidos aos pés do santo. No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, 68 igrejas de Salvador prestarão homenagens. Na Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, haverá uma missa solene presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, depois da procissão, às 17h. 

CONFIRA PROGRAMAÇÃO
Pelourinho/Quincas Berro D’Água - No dia 11, uma procissão sairá do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) às 18h, em direção ao largo , onde haverá apresentação do coral da Igreja Rosário dos Pretos.

Pelourinho/Largo Tereza Batista - No dia 12, uma procissão saindo do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) às 18h, em direção ao largo , onde se apresenta a Camerata Popular da Bahia.

Pelourinho/Largo Pedro Archanjo - No dia 13, a procissão saindo do CCPI às 18h, em direção ao largo, onde haverá apresentação do coral regido pelo maestro Keiler Rêgo.

Paróquia Santo Antônio Além do Carmo - No dia festivo, 13, os devotos participam de uma alvorada às 6h e de missas às 7h, 9h, 10h30 e 16h30. Às 17h, acontecerá uma procissão pelas ruas do bairro; em seguida, missa solene presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.

Paróquia Santo Antônio (Cosme de Farias) - No dia 13, haverá uma alvorada às 4h45, seguida de café da manhã partilhado. Às 10h, será celebrada a missa das crianças; ao meio-dia haverá Hora Santa com adoração ao Santíssimo Sacramento. Já às 14h terá início a concentração dos fiéis para procissão, que sairá às 18h30.

Memorial Irmã Dulce - Visitação ao altar de Santo Antônio, de terça a domingo, das 10h às 17h, até o dia 28 de julho. A entrada é gratuita.

Matéria original: Jornal Correio*
Tríduo de Santo Antônio será realizado nas praças do Pelourinho


0 comentários

Hoje a Bahia, através da Secretaria de Turismo, lançou dois aplicativos que apresentam para o turista em visita ao estado mais do que um destino moderno e atual, mas mostram ao visitante que existe um trabalho sendo realizado que se volta para o seu bem estar, comodidade , segurança, que quer e gosta de recebê-lo.
Estes aplicativos, já disponíveis gratuitamente e de fácil aplicação, direcionam o turista para destinos, produtos e serviços na capital e em mais onze municípios da Bahia através da internet móvel .
Excelentes!
Todo o conteúdo foi georeferenciado através de um trabalho minucioso e dedicado entre a Conder e a equipe da Setur.
Estes aplicativos, que são encontrados em muitos destinos que trabalham o turismo de forma profissional no mundo, também estão em outros estados no Brasil, mas a Bahia teve o cuidado de aprimorar estes exemplos e lançou aplicativos aperfeiçoados e que sem dúvida nenhuma irão contribuir para a qualificação de nosso receptivo.
Claro que gostaríamos de ter uma Bahia, assim como um Brasil, absolutamente preparados para o turismo, para o turista.
Sabemos o quanto temos que caminhar e trabalhar para isso, mas não podemos deixar de reconhecer quando avançamos em direção ao profissionalismo e a competitividade.
Seria perfeito se a casa estivesse arrumada!
Seria perfeito se ao receber o turista pudésssemos pegá-lo pelo braço e sair pelas nossas cidades livres, sem medo, orgulhosos de tanta admiração que sentimos por suas formas, história, beleza e diversidade cultural.
Mas o que não podemos permitir é que as nossas expectativas e esperanças em relação ao que queremos para nós e para a nossa Bahia possam nos tornar descrentes, pessimistas e amargos.
Tem uma turma na Bahia que não aplaude, que não elogia.
Pessoas que ficam de binóculo procurando falhas. Uma turma do gênero adoro criticar, não faço nada e torço para ter argumentos para ter o que falar.
Baixem os aplicativos em seus celurares, tablets e ipads e sejam felizes!
A Bahia deu um show!!!
Parabenizo toda a equipe da Setur, da Bahiatursa, por colocar o turismo da Bahia competindo com os mais importantes destinos para o turismo no mundo, utilizando uma ferramenta que hoje o mundo entende e procura, colocando a Bahia a um click, na palma da mão.
Parabéns Bahia!!!

http://www.programapassaporte.com/blog-da-helo/parabens-bahia/

Festa de Nosso Senhor do Bonfim é Patrimônio Imaterial do Brasil

0 comentários

Festa de Nosso Senhor do Bonfim é Patrimônio Imaterial do Brasil

IMG_0904A Senadora Lídice da Mata (PSB/BA) recebeu com alegria a notícia de que o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sob a presidência de Jurema Machado, aprovou, por unanimidade, o registro da Festa de Nosso Senhor do Bonfim no rol dos bens protegidos como Patrimônio Imaterial do Brasil. O evento junta-se ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano, ao Ofício das Baianas de Acarajé e à Capoeira no acervo baiano de “orgulho” do país.
A celebração, realizada sem interrupção desde o ano de 1745, atrai para a capital baiana o maior número de visitantes, depois do carnaval, e articula duas matrizes religiosas distintas, a católica e a afro-brasileira, assim como envolve diversas expressões da cultura e da vida social soteropolitana.
A festa
A celebração que integra o calendário litúrgico e o ciclo de Festas de Largo da cidade de Salvador reúne ritos e representações religiosas (além de manifestações profanas e de conteúdo cultural), durante onze dias do mês de janeiro. Os festejos começam um dia após o Dia dos Santos Reis e terminam no segundo domingo depois da Epifania, no Dia do Senhor do Bonfim. Um dos pontos altos da Festa, e que a individualiza no conjunto das Festas de Santo e Festas de Largo da cidade de Salvador, é a Lavagem do Bonfim, que se segue ao Cortejo de cerca de oito quilômetros, realizada por baianas e filhas de santo, acompanhada por um enorme contingente de moradores, turistas e de devotos do Senhor do Bonfim.
Os rituais e celebrações da Festa ocorrem em diversos espaços da cidade de Salvador, tendo seu ponto focal na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, na Colina Sagrada, península de Itapagipe. Esta igreja, construída para abrigar a imagem do Senhor do Bonfim trazida de Portugal no século XVIII, é monumento tombado pelo IPHAN desde 1938. Como Festa de Largo, incorpora práticas religiosas do catolicismo e do Candomblé, associando o culto dos orixás ao culto católico tradicional.
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 22 conselheiros, que representam o Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – Icomos, a Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro dos Museus – Ibram, a Associação Brasileira de Antropologia – ABA, e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos de atuação do Iphan.
Com informação da Assessoria do Iphan
06/06/2013

0 comentários

Centro de Memória da Bahia
confira o artigo "“DESASTRES MATERIAIS, DESORDENS MORAIS”: O “FOOTBALL DE VAGABUNDOS” NAS RUAS DE SALVADOR, 1905 - 1920", escrito pelo historiador Henrique Sena dos Santos, que visa compreender alguns aspectos do processo de incorporação do
futebol às práticas culturais populares.
http://www.sport.ifcs.ufrj.br/recorde/pdf/recordeV5N1_2012_16.pdf

Câmbio Legal

0 comentários

Visando os grandes eventos que o Brasil irá receber nos próximos anos, começando com a Copa das Confederações FIFA 2013, o Banco Central lançou, hoje (3), o aplicativo Câmbio Legal, para aparelhos móveis. Por meio da ferramenta, é possível localizar os pontos de câmbio em todo o país e assim, encontrar o local mais próximo para comprar e vender moeda estrangeira, além de sacar ou trocar moedas por reais.
O sistema, criado para smartphones e tablets, informa o endereço, telefones, horário de funcionamento, serviços e tipos de atendimento da instituição selecionada. O aplicativo Câmbio Legal está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play, para aparelhos que utilizem os sistema iOS e Android.

0 comentários

Fundação Pedro Calmon SecultBa
Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 06, uma reunião entre a Fundação Pedro Calmon/SecultBA e a Fagga, empresa responsável pela realização da Bienal do Livro da Bahia. A 11a edição do maior evento literário do Estado acontecerá de 08 a 17 de novembro de 2013 e terá mais uma vez o Governo da Bahia como patrocinador Master. Os organizadores prometem ‘uma Bienal renovada’, com novidades que vão desde a presença de escritores internacionais ao retorno de um espaço dedicado ao público jovem, além do diálogo com as novas tecnologias. A Fundação Pedro Calmon garantirá, novamente, um espaço destacado para as editoras baianas, selecionadas por meio de chamada pública. Saiba mais:http://migre.me/eU3Ta

0 comentários

Con...fira a programação:
Dia 17 – às 19h 
Palestrante: prof. Dr.Leonardo Pereira (PUC-RJ)
Título da palestra: “Um Brasil em campo: o futebol e o sentimento nacional em formação (1908-1938)”
Debatedora: profª Drª Gabriela dos Reis Sampaio (UFBa)

Dia 18 – às 14h
Mesa 1: O futebol na cidade de Salvador
Palestrantes: Lucas Café (UFBa) e Thiago Palma (FSBB)

Dia 18 – às 16h
Mesa 2: Sentidos em campo: cultura e identidade no futebol
Palestrantes: Henrique Sena (UNESP), Priscilla Andreata (UFBa) e Djalma Melo (UEFS)

0 comentários


0 comentários


Seminário Internacional Independência nas Américas

0 comentários


Curtiu · Quarta 

Inscrições abertas para o Seminário Internacional Independência nas Américas

Nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto, em Salvador-Bahia, Brasil acontecerá o Seminário Internacional Independências nas Américas. Em comemoração aos 190 anos de Independência do Brasil na Bahia pesquisadores e historiadores renomados nacionais e internacionais estarão reunidos, na Sala Walter da Silveira, no Complexo Cultural dos Barris, para debater as Independências das Américas, com atenção especial a Independência do Brasil na Bahia. Saiba mais: http://www.fpc.ba.gov.br/seminarioindependencias/